Juan Alba teve na novela "Terra Nostra" um dos maiores papéis da sua carreira ao interpretar o cocheiro Josué, par de Janete (Ângela Vieira). Passados mais de 25 anos da estreia da trama de Benedito Ruy Barbosa, o ator de 60 anos, assim como outros galãs da trama de época, provou que envelheceu muito bem.
Fora da TV desde "Todas as Garotas em Mim", Juan se dedica a falar de vinhos na web. Mas você sabia ou lembrava que antes de "Terra Nostra", o ator foi apresentador de um programa polêmico na Band nos moldes de "O Povo na TV", clássica atração dos anos 1980 do SBT que reunia Christina Rocha e Wagner Montes?
Nos primeiros dias, o "Brasil Verdade" abordou desde as enchentes crônicas em São Paulo até o reencontro de parentes após quase três décadas de afastamento e um cantor interpretando "Ave Maria" na canônica hora das seis da tarde. A imprensa chamou o programa de "desrespeito" e considerou os apresentadores, inclusive Juan, de falta de preparo para o improviso.
A estreia de "Brasil Verdade" ocorreu no começo de 1997 e foi dirigido por Wilton Franco, homem de TV com passagens por várias emissoras e que dirigiu dos Trapalhões, na Globo, a Sérgio Mallandro, no SBT. "O 'Brasil Verdade' quer mostrar que o lado ruim não é regra e, com isso, emocionar e dar esperança", explicou na época ao comentar o estilo da nova atração, rotulada de sensacionalista antes mesmo de ir ao ar.
Ao jornal "O Globo", em março de 2000, quando era visto em "Terra Nostra", Juan recordou sua passagem pela Band. O convite veio em 1996 após conhecer Wilton em seu retorno a São Paulo três anos depois de voltar para o Brasil. "Era popular com denúncias, bem diferente do mundo da moda (começou a carreira como modelo). Mas na Band ganhei uma experiência incrível com câmera porque era tudo ao vivo", disse ele, que em 1999 quase refez a parceria com o diretor.
"Gravei dois pilotos, mas o Márcio Garcia levou", contou a respeito dos testes para o "Gente Inocente?!", no qual Bruna Marquezine ainda criança entrevistou famosos e uma hoje apresentadora da Globo se apresentou como bailarina também na infância.